sábado, 24 de setembro de 2011

"Estrias-efeitos colaterais da musculação"

                       Como Evitar Estrias na Musculação

   Todos queremos ganhar a maior quantidade possível de massa muscular no menor período de tempo, porém durante esse caminho a maioria das pessoas enfrentam um pequeno efeito colateral: estrias.
   Antes de mais nada, eu gostaria de parabenizá-lo por ter chegado até aqui. Você tem estrias porque os seus músculos estão crescendo muito rápido, ou seja, você está progredindo rápido. Então, sente-se, relaxe e veja como lidar com as malditas estrias.
   Estrias são um efeito colateral comum para alguém que esteja crescendo rápido. Elas podem aparecer principalmente devido à um rápido ganho de massa muscular ou de gordura, mas outros fatores também contribuem para o aparecimento delas, por exemplo: hábitos alimentares inadequados e pré-disposição.
   As estrias mais comuns(para quem treina pesado) são as que aparecem nos braços, na área do deltoite/peitoral(vide foto acima) onde a parte superior do peito se conecta com os músculos dos ombros. Esta região é mais “vulnerável” às estrias devido ao rápido crescimento muscular de diversos músculos perto de articulações.

   Então, o que exatamente são as estrias ? Elas são pequenas cicatrizes que se formam quando o tecido que está abaixo cresce muito rápido, fazendo com que a pele “rasgue”, por não conseguir acompanhar o crescimento desse tecido.

                                 Tratamento
   Ok, então você tem estrias. Como podemos lidar com elas ? 
 Antes de tudo, a prevenção é o melhor remédio. Após o aparecimento delas, o máximo que você poderá fazer é se submeter a tratamentos com laser ou cremes que deixam elas mais imperceptíveis, mas desaparecer completamente é bem complicado.

Tratamentos com laser
Cremes para estrias


   
Uma dieta deficiente em minerais e vitamina "E" pode contribuir para o aparecimento delas. 
     Então tenha certeza de que está se alimentando corretamente ou tomando um suplemento poli-vitaminico/mineral. A ingestão adequada destas micronutrientes farão com que a pele fique mais saudável e flexível.

Vale lembrar que independente da sua pele ser perfeita ou não, se você treina realmente pesado, infelizmente algumas estrias eventualmente irão aparecer. Pensando nisto, aqui vão algumas dicas e truques para evitar as estrias e deixar as existentes mais imperceptíveis:

Dicas e Truques
- Tenha uma dieta equilibrada e tenha certeza de que está ingerindo a quantidade adequada de vitaminas e minerais para garantir uma pele saudável.

- Se você tem predisposição para ter estrias, evite off-season(bulking) pesado, pois como vimos, as estrias estão associadas ao rápido ganho de massa ou gordura, um off pesado, resultará nos dois. Neste caso é mais sensato fazer um off-season controlado.

- Não se sinta mal – Qualquer pessoa que treine pesado terá que enfrentar as tão temidas estrias.

- Use loções ricas em vitamina E nas áreas afetadas. Isto ajudará no processo de cura.
     - Use hidratantes, vários fisiculturistas usam e aprovam. Hidratar a pele pode evitar que ela se “rasgue” durante o crescimento muscular.

       - Um bronzeamento pode deixar todas as estrias quase completamente imperceptíveis, não e necessário usar nenhum tipo de bronzeamento artificial, mas pegar uma cor já ajuda muito.                              

  
Fonte: Bodybuilding.com

4 comentários:

Anônimo disse...

Ola eu malho muito e não tenho estria, pois me cuido usando hidratante tendo muito cuidado nas cargas e exercicios.
boa materia.
Bom treino para todos!

Marcos Costa disse...

Obrigado caro leitor por prestigiar meu Blog.
Bom treino, e continue ligado.

Unknown disse...

Antes não tinha estrias até malhar

Unknown disse...

Muito obrigado! Adorei o conteúdo, me senti até melhor agora, tenho problemas grandes com estrias, tenho nos ombros,peitoral, bíceps e nas costas