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terça-feira, 27 de setembro de 2011

Qual a melhor idade para começar a malhar?

                     Musculação: é preciso cuidado!


   A adolescência é um momento de muita transformação.      Muda-se o jeito de pensar, de vestir e de se relacionar com o mundo. Junte-se a isso a revolução hormonal que ocorre no organismo. É nessa fase que os pré-adolescentes questionam a própria imagem. Esse é um dos principais fatores que fazem com que os jovens, meninos ou meninas, queiram frequentar uma academia de ginástica para desenvolver um corpo mais "sarado".
                                Musculação
   Atividade física é sempre bem-vinda, mas a musculação ainda é um tema polêmico entre os especialistas. Como saber qual a idade ideal para começar a malhar pesado? Essa atividade é a mais recomendada para definir os músculos do adolescente?
   Alguns profissionais da medicina afirmam que não existe idade para começar uma atividade física, desde que seja praticada com moderação e sob orientação de pessoal qualificado.


   “É difícil uma criança querer frequentar uma academia de ginástica, mas, se for sua opção, ela deve ter um trabalho diferenciado para criar resistência muscular, jamais com finalidade estética”, diz a dra. Beatriz Perondi, médica do esporte e pediatra do Einstein. Isso porque os pré-adolescentes têm interesse por atividades menos monótonas.
   O ideal é que essa modalidade seja praticada depois dos 14 anos pelas meninas e dos 16 pelos meninos.


   Para o dr. Nei Botter Montenegro, médico da Clínica de Especialidades Pediátricas do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), o melhor é investir em outras atividades no lugar da musculação. “O ideal é que essa modalidade seja praticada depois dos 14 anos pelas meninas e dos 16 pelos meninos, após o fechamento das placas de crescimento associadas aos tendões musculares; antes disso, a criança e o adolescente estão com o aparelho músculo-esquelético ainda imaturo para esse tipo de esforço.
   A musculação é uma atividade que tem movimentos bruscos e repetitivos, podendo ser substituída por exercícios associados ao próprio peso corporal e aeróbicos”, alerta.
                                             
                                           Quando dizer sim


    Dos 10 aos 15 anos, o pré-adolescente está em crescimento acelerado. Por isso, muitos cuidados devem ser tomados. “Na musculação, é alto o risco de comprometer a cartilagem, que faz a ligação dos ossos com os músculos, pois a repetição de exercícios com peso podem ocasionar um processo inflamatório que interfere na cartilagem de crescimento (osteocondrite).”, alerta o dr. Botter.



É difícil uma criança querer frequentar uma academia de ginástica, mas, se for sua opção, ela deve ter um trabalho diferenciado para criar resistência muscular, jamais com finalidade estética
Devido a esse fator, a prática só é indicada depois da puberdade, ou seja, quando os hormônios se estabilizam e o adolescente ganha uma força muscular muito maior. A partir desse momento, o tônus muscular – tensão elástica do músculo em repouso – fica mais forte, o que diminui a possibilidade de lesões durante a atividade.
“A musculação melhora o condicionamento físico e cardiopulmonar, estimula a circulação sanguínea e o desenvolvimento motor, proporciona musculatura mais saudável, além de corrigir a postura, caso seja necessário. Durante a puberdade, pode ser realizado um trabalho de resistência muscular com cargas baixas e sem movimentos repetitivos, procurando sempre atividades lúdicas e sem monotonia”, diz a dra. Beatriz.

   Se a atividade for indicada como forma de tratamento para alguma lesão, o foco deve se limitar ao músculo lesado. Se não for, o objetivo deve ser apenas condicionamento físico. A musculação também é recomendada para jovens obesos que perderam muito peso ou aqueles que emagreceram durante o crescimento e ficaram com a pele flácida.

O que fazer
A questão é: praticar ou não a musculação? A resposta é: usar o bom senso. O primeiro passo antes de dar início a qualquer atividade física é verificar se a criança está saudável e se há doenças congênitas na família. Se houver, o ideal é fazer exames específicos ou até mesmo um checkup.
Os especialistas do Einstein recomendam o que deve ser feito antes e durante a prática de musculação:


   

Condicionamento físico prévio. Se for a primeira atividade física da criança, deve ser feito um trabalho aeróbico;
Aquecimento e alongamento antes de qualquer atividade;
Treino planejado de acordo com a idade, a altura e o peso da criança;
Cuidado com o material utilizado. Se crianças quiserem praticar a atividade, a melhor opção é realizar exercícios com elástico, bolas e saltos para movimentar as pernas;
Frequência: até três vezes por semana, com duração de, no máximo, 1 hora;
Série com cargas baixas;
Cuidados recobrados com a hidratação e a alimentação da criança.
Vale lembrar que, como em outras atividades físicas, a musculação, se praticada de forma exagerada, pode ocasionar uma fratura por estresse, causada pela excessiva repetição do movimento com sobrecarga, gerando desgaste ósseo.


Outro alerta: a musculação não deve ser praticada apenas para conquistar um corpo bonito, mas também para adquirir resistência muscular e, consequentemente, o fortalecimento geral.


                              Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein

      



4 comentários:

Anônimo disse...

esse blog é show!!!

Anônimo disse...

Eu tenho 15 anos sou lutador de jiu-jitsu a 8 anos tenho 1,80 metro tenho o peso de 89 kg...sou um competidor bicampeão brasileiro de jiu-jitsu eu sou um pouco gordinho e preciso pegar um reforço muscular para me mantar forte contras os oponentes eu estou pensando eu começar a malhar vcs podem me dar um ajuda de quantas series eu posso fazer e com quantos kg eu sou muito forte para a minha idade eu quero definir o corpo para ter mais resistência na hora dah luta........se poder me ajuda agradeço........

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcos Costa disse...

Ola atleta!
Bem, pra inicia um treino específico
voltado para o jiu-jitsu primeiramente você tem que procurar um personal trainer na academia e falar pra ele o seu objetivo, com certeza ele vai elaborar um treino de força mais um treino funcional, o que é "treino funcional"? é um treinamento no qual é adaptado os movimentos do jiu-jitsu...assim trabalhando sua força, condicionamento físico e agilidade.
Em quanto a sua idade não tem problema algum, desde que você tenha um acompanhamento adequado com um profissional qualificado.
Espero ter esclarecido um pouco das suas dúvidas.
Boa sorte e bom treino.