terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO E ALONGAMENTOS ANTES DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS.

A importância dos exercícios de alongamentos. Melhora a flexibilidade muscular e por consequência melhora a qualidade de vida.

  • Os exercícios de alongamentos tem por finalidade aumentar a flexibilidade dos músculos que estão sendo trabalhados em uma determinada atividade física, ou seja quando pratica-se o alongamento ocorre o estiramento das fibras dos músculos, aumentando o comprimento dos mesmo.
  • Eventualmente a amplitude de movimento das articulações irá ter melhor desempenho, além de os músculos ficarem mais elásticos.


As vantagens dos exercícios de alongamentos são:

  • Evita ocorrências de lesões musculares;
  • Permite ao músculos maior flexibilidade, elasticidade e força;
  • Aumenta a amplitude de movimento das articulações;
  • Diminui dores musculares na realização de exercícios físicos, como por exemplo corrida de longa distância ou de explosão muscular (musculação);
  • Proporciona melhor condicionamento físico;
  • Melhora a realização de atividades físicas do dia dia;


Lesão muscular.

Um músculo exposto a um estímulo violento, em curto espaço de tempo, tem uma grande chance de sofrer uma lesão. Um atleta que inicia um exercício intenso antes de um alongamento e um aquecimento adequado expõe-se desnecessariamente a uma lesão.
Importante que se entenda que a falta do alongamento e o aquecimento não vai obrigatoriamente provocar a lesão e sim aumenta em muito as chances da mesma ocorrer. Sabemos que algumas vezes, mesmo atletas aquecidos, se lesionam.
O aquecimento é então uma forma de o organismo se preparar para o esforço a que estar para se submeter. 

Pós-treino

O alongamento pós-treino é uma pratica adotada por muitos atletas, pois se entende que nesta fase o alongamento sirva como um estimulo relaxante para a musculatura submetida a um período de esforço prolongado por exemplo corrida, musculação, natação e etc...
Importante que o atleta entenda que alongamento não é indicado caso haja lesão da musculatura exercida.

"Vale lembrar que é melhor você perder  20' minutos de pós-treino do que 6 meses parado tratando de lesão por falta de aquecimento."

Nunca esqueça de procurar sempre um profissional qualificado para lhe ajudar.
Bom treino!

Nenhum comentário: