quarta-feira, 28 de setembro de 2011

"Síndrome da fome oculta."

A fome não passa? Melhor checar seu estoque de vitaminas

       A síndrome da fome oculta é, segundo a Organização Mundial de Saúde, a carência de determinados nutrientes no organismo, causada pela alimentação desequilibrada. É importante lembrar que uma pessoa pode até consumir, durante o dia, a quantidade de calorias ideal, mas se a dieta não for variada, em relação aos grupos alimentares, não provocará saciedade e desencadeará a Fome Oculta.
De dificil diagnóstico,pois a maioria de seus sintomas é semelhante a diversos problemas, além da necessidade de comer o tempo todo, o crescimento de ocorrências da Síndrome  se torna alarmante.
A doença pode ser evitada, a partir da ingestão balanceada de todos os alimentos. Pessoas que ingerem apenas massas e frituras correm o risco de se tornarem obesos desnutridos.
Uma alimentação pobre em vitaminas provoca problemas como contração dos músculos, câimbras, cansaços, fraqueza, irritação, obesidade e variação de humor, por exemplo.
* FERRO: Provoca anemia, deficiência no sistema imunológico e falta de ar.
*IODO: Causa deficiência em fetos,fadiga,problemas na audição e ansiedade.
*VITAMINA A: Ocasiona problema na visão e no sistema imunológico.
*ZINCO: Acarreta alteração no crescimento, problema na pele e sistema nervoso.
A fragilidade do sistema imunológico pode provocar inúmeros problemas, pois o organismo  torna-se vulnerávil a doenças provenientes de inflamação, infecção e hospedeiros.
  

   Em meio a esse desequilíbrio todo, a saciedade acaba prejudicada e a fome vai se tornando cada vez mais constante. Tudo porque o organismo, espertinho, envia um pedido de socorro ao cérebro dizendo que precisa de vitaminas e minerais para recuperar o equilíbrio.


   O cérebro mais do que depressa manda um sinal de fome para que você coma e, com isso, dê ao organismo os tais nutrientes de que ele precisa. Diante desse alerta, é comum a gente partir para itens que matem a fome a jato, caso dos carboidratos refinados, que, apesar de digeridos mais rapidamente, são pobres em nutrientes. Por isso, não demora para que o cérebro envie outros sinais de fome, fazendo comer de novo e de novo, num ciclo vicioso. 


   Mesmo causando tanta confusão, a SFO não é classificada como doença. “Ela é uma denominação para a condição de quem tem carência de nutrientes”, diz a nutricionista Anita Sachs, professora da disciplina de nutrição do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal Paulista.


Fonte: Abril.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Gosto muito de ler esse blog ele me deixa muito mais informado sobre os assuntos de musculação
em vez de estar procurando na internet coisa que nem da pra entender direito do que estar publicado eu venho direto nesse blog que já tem tudo resumido e bem explicado.
Eu agradeço ao autor desse blog por isso.