sábado, 3 de novembro de 2012

Treinamento Funcional


                      Treinamento funcional nova tendência.


             O que é o treinamento funcional


O treinamento funcional é uma nova tendência de exercício físico que tem como foco a melhoria do condicionamento físico, aliado à performance, prevenção e recuperação de lesões no corpo. Pode ser usado de forma direcionada por atletas que buscam melhor desempenho e diminuir o risco de lesões. Na prática, consiste em aumentar a intensidade dos exercícios por alguns minutos e intercalar pequenas pausas de intervalo. Alternando períodos de pico de corrida, com intervalos com intensidade mais baixa. Dessa forma, o atleta consegue melhorar a resistência e a potência física, além de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e reduzir a gordura do corpo.
Quem realiza o treinamento funcional busca, sobretudo, a performance, seja esportiva ou estética. O exercício é mais eficiente porque é mais intenso, com poucos intervalos. Além disso tem um gasto de caloria muito grande. Em termos de resultado, o treinamento funcional proporciona grande perda de gordura e como resultado gera uma manutenção da massa muscular e uma melhor definição do músculo.

O corpo humano é projetado para funcionar como uma unidade, com os músculos sendo ativado em sequências especifica para produzir um movimento desejado. Em cada movimento, vários músculos estão envolvidos e todos eles realizam uma função diferente. O sistema nervoso central (SNC), além de diferentes funções motora,  é responsável pela ativação muscular e programada para organizar esses movimentos. Através de diferentes sinais enviados ao SNC, partindo da pele, das articulações e dos músculos,  são detectados detalhes sobre a posição de cada parte do corpo em relação ao ambiente proposto e as outras partes corporais, a velocidade do movimento e o ângulo articular.
Com esse propósito , o Treinamento Funcional foi criado nos Estados Unidos por diferentes autores desconhecidos e, vem sendo muito bem difundido no Brasil, ganhando inúmeros praticante. Tem como princípio preparar o  organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado nesse método por CORE.



                                        O que é o CORE 360º


O core é uma palavra inglesa sem tradução para o português, mas que podemos chamar de Centro de Força. Inclui músculos abdominais e da coluna que formam um cilindro de estabilidade ao redor da coluna.




No corpo humano "Core" é o centro de produção de força e geração de estabilidade, e manutenção do alinhamento postural; "360º" significa movimentos que transpõem todos os planos ou o estímulo de todas as capacidades físicas.
Os 2 termos juntos se integram, representando a proposta de um sistema de treino global, específico e não convencional, e estabelecendo o CORE 360º.
O CORE 360º é um método de treinamento baseado nos princípios do Treinamento Funcional.

                            



                Quem pode fazer treinamento funcional?


Qualquer pessoa. Homens e mulheres independente da idade, condição física ou do que busca em uma atividade. Este é um treinamento que prepara o corpo para uma vida mais saudável. Mais lembre-se de exigir um profissional para  lhe orientar, nunca tente fazer atividade física sem o acompanhamento de um Educador Físico, um exercício feito com uma mal postura  pode lhe lesionar para toda vida.

          Os benefícios do treinamento funcional 


    O programa de exercícios funcionais traz vários benefícios tanto ao corpo como também à mente. Veja alguns dos muitos benefícios do método:

  • Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
  • Melhoria da postura; 
  • Melhoria do equilíbrio muscular; 
  • Diminuição da incidência de lesão; 
  • Melhora do desempenho atlético; 
  • Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral; 
  • Aumento da eficiência dos movimentos;
  • Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
  • melhora da força, coordenação motora;
  • Melhorada resistência central ( cardiovascular ) e periférica ( muscular );
  • melhora da lateralidade corporal; 
  • melhora da flexibilidade e propriocepção; 
  • Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva. 

Espero que tenha conseguido esclarecer sobre esse assunto da forma mais simples e objetiva. 
Se tiverem mais duvidas sobre qualquer assunto na aria fitness, me envie seu comentários que tentarei esclarecer para vocês. 

         Desde já agradeço a todos que curtem o meu blog.
                                                                   Muito obrigado!
                                                     

                                                                              





 

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom marcos parabéns por esse artigo,show de bola Treinamento funcional!!!!!!!!