terça-feira, 12 de fevereiro de 2013



Essa postagem é exclusividade para mulher.


Que tal ter um corpo sarado sem fazer musculação? Sim é possível, praticando Pole Dance.

Assitir a uma apresentação de Pole Dance é a melhor maneira de perceber que não se trata apenas de sensualidade sim de um esporte completo e que exige muito preparo físico e habildade.
Se eu disser Pole Dance, a maioria das pessoas jà imaginará aquela boate de strip-tease com mulheres de pouquíssima roupa fazendo poses provocantes em mastro cromado no meio do palco, mas essa é uma visão errada desse tipo de dança.
Atualmente, o Pole Dance está longe de ser taxado exclusivamete como uma apresentação erótica.
Considerado uma modalidade esportiva, este estilo de dança exige muito preparo físico e flexibilidade para que seja posível executar, com precisão, o movimento acrobáticos com maior leveza e graça possível.



Hitorico do Pole Dance.

Pole dance (em português: dança do cano, dança da barra, dança do varão ou ainda dança do poste -literalmente -, também conhecida como barra americana) é uma forma de dança e ginástica. Original da Inglaterra dos anos 1980, foi introduzida em Portugal em 2005 pela escola Círculo de Dança de Lisboa. Se trata de uma dança sensual utilizando como elemento um poste ou barra vertical sobre o qual a bailarina(o) realiza sua actuação. Este termo, é comumente associado ao âmbito dos strip clubs, porém recentemente, também se utiliza o termo pole dance artístico nos cabaretes e nos circos em espetáculos acrobáticos que não apelam ao erotismo como ferramenta visual. Existem diferentes vertentes de pole dance. Antigamente associado às casas noturnas e ao strip-tease, o pole dance assume hoje outras vertentes, como por exemplo o pole dance fitness, para a finalidade de trabalhar os determinados grupos musculares, ficar com o corpo em forma e praticar algum desporto. Há o poledance artístico, que visa mais ao lado acrobático e é incorporado principalmente em espetáculos de performace, no circo etc. E também o poledance sensual ou erótico, que é o que se vê nos strip clubs e que visa mais ao lado erótico e sensual.
O pole dance requer certa força e resistência. Nos strip clubs, o pole dance se realiza de forma não tão ginástica, mas também acompanhado de um strip-tease





Cuidados no Pole Dance

Como qualquer outra atividade física é imprescindível que o profissional tenha se especializado para evitar lesões e acidentes graves com os alunos. A modalidade possui seis níveis de dificuldade, e necessita que o profissional tenha conhecimento de todos os movimentos. A Pole Dance une técnica, força e flexibilidade, e logo, trabalha com diversas articulações do corpo. Portanto, o profissional de Educação Física deve estar atento aos pequenos cuidados e restrições da modalidade. Primeiramente, o ideal é utilizar uma barra vertical de aço inoxidável, seja ela estática ou giratória. Alguns estúdios optam pelas barras de ferro pintado, que não são adequadas, pois “queimam” a pele dos alunos. As barras variam entre 3 a 3,5 metros e devem ter uma distância de 2 m para que um aluno não corra o risco de acertar o outro ao realizar os movimentos. Outro fator importante é utilizar colchões em torno das barras, já que a atividade exige acrobacias rápidas e muitas vezes arriscadas. Se atentar as posturas de mãos, pés, tronco e membros também é obrigatoriedade do profissional. Com os cuidados básicos e domínio da técnica é possível realizar uma aula eficiente e bem divertida, além de ter uma nova atividade para ser explorada e oferecida aos alunos.




Não esqueça de procurar sempre um Educador Físico qualificado e uma boa academia.
Bom treino!













Nenhum comentário: